25 de janeiro de 2012

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA – NUTRIÇÃO - A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA INTERFERE DE FORMA POSITIVA NA FASE DE MENOPAUSA, FAZENDO COM QUE OS SINTOMAS DESAGRADÁVEIS DA MENOPAUSA SEJAM MENOS INTENSOS.

Um imenso tormento para a mulher, é o inicio da deficiência dos hormônios sexuais femininos, denominado menopausa, período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente entre os 45 e 50 anos. Surge exatamente em uma época em que a mulher está susceptível a várias complicações embora um pequeno % das mulheres podem não apresentar sintomas clássicos, mas terão todos os efeitos desagradáveis de forma silenciosa, esta é uma das características da menopausa. Dentre os sintomas comuns na menopausa bem como o climatério que antecedem, estão o nervosismo, depressão, fadiga, instabilidade emocional e desânimo, etcSe a menopausa é um fenômeno natural na vida da mulher, qual a razão dos médicos proporem um tratamento para o climatério, não deve ser uma pergunta, mas não tem sentido deixar a mulher em uma situação profundamente incomoda, antecipando inclusive seu envelhecimento estético, orgânico, talvez esses sejam motivos para que as pacientes nessas condições, tenham dificuldade de aceitar sua condição inexorável, o mesmo é valido para o homem na andropausa, ou seja, a diminuição da produção da testosterona. No início da menopausa (perimenopausa), a mulher poderá sentir sintomas muito fortes, o que interfere na sua maneira de viver e em sua qualidade de vida. Nos últimos 30 anos, as conquistas da ciência em geral e da medicina em particular aumentaram em muito a idade média de sobrevida dos homens e principalmente das mulheres. Considerando a idade média da instalação da menopausa, por volta dos 45 anos, veremos que as mulheres passarão um terço de suas vidas sem hormônios. A mulher, eventualmente busca na alimentação, sobretudo na ingestão de doces e chocolate, uma compensação para esse período difícil. As oscilações hormonais do climatério e menopausa estão associadas com as mudanças por deficiência de hormônios naturais da mulher.
Além disso, o açúcar e o chocolate são antidepressivos naturais, porque aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, aliviando a tensão e causando uma sensação de bem estar na época do climatério e da menopausa. O desejo por açúcar e doces está associado a certas deficiências vitamínicas. Recomenda-se que as mulheres complementem sua dieta com magnésio, cromo e vitaminas do complexo B para diminuir o desejo por esses alimentos altamente calóricos durante a menopausa, que apesar de ser uma situação em que diminui os principais hormônios femininos, portanto uma alteração endocrinológica. 


AUTORES PROSPECTIVOS

Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologista - Neuroendocrinologia
CRM:20611

Dra Henriqueta V. Caio
Endocrinologia - Medicina Interna
CRM:28930


Como Saber Mais:
1. Quais as consequencias que a falta de hormônio faz em nosso corpo...


2. Quando devo começar a me preocupar com a reposição hormonal? Será que é quando começa a aparecer os sintomas ? Conheça um pouco mais sobre isso...


3. Menopausa e Climatério como saber se já chegou a hora? Tire suas duvidas...


Referencias Bibliográficas
Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil,J Judith L. Turgeon Donald P. McDonnell , Kathryn A. Martin e Phyllis M. Wise Departamento de Medicina Interna, Divisão de Clínica, Nutrição Endocrinologia e Medicina Vascular, Universidade da Califórnia-Davis, Davis, CA 95616, EUA.Departamento de, Fisiologia Neurobiologia e Comportamento, Divisão de Ciências Biológicas, Universidade da Califórnia-Davis, Davis, CA 95616, EUA.Departamento de Farmacologia e Biologia do Câncer, Centro Médico da Universidade Duke, em Durham, NC 27710, EUA.Escola Médica de Harvard, Unidade endócrino reprodutivo, Massachusetts General Hospital, Boston, MA 02114, EUA.Science magazine – vol 304 pag. 1269.

Contatos
Fones: 55(11) 5572-4848 / (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002


Site Clinicas Caio